Laboratório Labcenter fará teste para vírus Zika


O exame vinha sendo feito fora do Brasil, a um custo de cerca de R$ 1.000 e levava 50 dias para sair o resultado, segundo o presidente do conselho. "Agora sairá em torno de R$ 500 e ficará pronto em uma semana. Com o tempo, deverá baratear".

O exame é bem específico para o vírus zika, conforme o empresário, que é médico.

"A metodologia identifica o RNA do vírus. Fizemos testes com dengue, chikungunya, febre amarela, entre outras e não ocorreu cruzamento, não dá falso positivo", diz.

"É muito sensível também, pois identifica baixíssimas concentrações de vírus em circulação no sangue".

SOBRE ZIKA VÍRUS

O Zika vírus (ZIKV) é um arbovírus da família Flaviviridae transmitido a seres humanos através do mosquito pertencente ao gênero Aedes, incluindo a espécie Aedes aegypyti. A febre Zika (FZ) é uma doença emergente e, algumas apresentações clínicas não específicas podem confundir com muitas outras arboviroses particularmente com infecções pelo vírus da dengue e vírus Chikungunya. Sendo assim, a necessidade de técnicas de diagnóstico sensíveis e específicas é cada vez mais uma realidade. Este teste é baseado na técnica de PCR em Tempo Real que detecta o material genético do vírus em pacientes com suspeita clínica da infecção, utilizando sondas específicas. O diagnóstico molecular por esta técnica é amplamente utilizado na detecção deste tipo de vírus por ser um método rápido, sensível e específico para o diagnóstico de patógenos.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo