dengue.jpg

O que é Dengue?
Dengue é uma doença viral sazonal transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti. A infecção é causada por um arbovírus que se apresenta em quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

Dengue é grave?
A Dengue tem potencial de agravamento e pode evoluir para a forma conhecida como Dengue Hemorrágica. Nesse caso, sintomas como sangramentos intensos pelos nariz e gengivas e dor abdominal aguda são observados. Esse quadro é muito grave e demanda imediata atenção médica.

Existe uma época do ano em que o risco de Dengue é maior?
A temporada de chuvas de cada região, independente da estação do ano, é a época mais suscetível de se contrair Dengue. Isso porque aumenta o acúmulo de água sobre os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Como se prevenir da Dengue?
A principal medida para evitar a transmissão da Dengue é eliminar os focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti. Por isso, é importante esvaziar pratinhos de vasos de plantas, potes, pneus vazios deixados ao relento, e qualquer recipiente que possa acumular água. Cabe lembrar que ainda não há vacina disponível para essa doença.

Posso ter Dengue mais de uma vez?
Sim, mas não do mesmo sorotipo. Como existem quatro sorotipos do vírus da Dengue - DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, é possível contrair novamente a doença quando causada por um sorotipo diverso daquele que causou o primeiro episódio.

Quais são os sintomas da Dengue?
Febre alta e repentina costuma ser o sintoma de alerta, seguida de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas. Dor abdominal aguda, vômitos e sangramentos, principalmente pelo nariz e gengivas, indica agravamento da doença e exige intervenção médica ser urgente.

Como é o tratamento da Dengue?
Os cuidados médicos visam principalmente minimizar os sintomas e vigiar a possibilidade de complicações da doença. São recomendados  repouso, hidratação e medicamentos para tratar febre e dor, desde que prescritos pelo médico, pois pacientes com Dengue não devem consumir fármacos como naproxeno, cetoprofeno, diclofenaco, piroxicam e ibuprofeno, que tem ação hemorrágica.

Qual exame identifica Dengue?
Os exames que detectam a Dengue são o teste de antígeno NS1, que deve ser realizado até o 5º dia dos sintomas, e depois desse período os testes de anticorpos IgM e IgG, indicados respectivamente a partir do 6º e do 10º dia desde os sintomas.