banner6.png
lactose.png

Intolerância à Lactose

O que é Intolerância à Lactose?
A lactose é um açúcar presente no leite e seus derivados. Para digeri-lo, é necessário que o organismo produza uma enzima específica chamada lactase. Quando o organismo tem produção deficiente dessa enzima, instaura-se a disfunção conhecida como Intolerância à Lactose. 

Como surge a Intolerância à Lactose?
A maioria das pessoas desenvolve a Intolerância à Lactose no decorrer da vida, pelo processo do envelhecimento, à medida em que decresce a produção da enzima lactase. Já para alguns a Intolerância à Lactose é congênita, ou seja, já nascem sem a capacidade de produzir lactase. Não se deve confundir a Intolerância à Lactose com a alergia ao leite, presente em até 3% das crianças ao nascer.

Quais os sintomas da Intolerância à Lactose?
Náusea, dores abdominais, gases, desconforto e diarreia. Esses são os sintomas mais comuns e após a ingestão de leite e derivados demoram de alguns minutos até algumas horas para surgir.

Quais os graus de intensidade da Intolerância à Lactose?
Isso está diretamente relacionado a quanta enzima lactase o paciente produz. Quem não produz nenhuma, experimenta a Intolerância à Lactose de forma mais aguda. Esse quadro, embora não costume oferecer risco à vida ou escalar para outras patologias, costuma ser bastante desconfortável.

Qual exame detecta a Intolerância à Lactose?
O exame molecular para identificar a Intolerância à Lactose pesquisa mutações no gene MCM6. Outros exames são o teste oral de tolerância à lactose, o teste de pH fecal e a biópsia intestinal. 

Quais alimentos não podem ser consumidos por quem tem Intolerância à Lactose?
Leite e todos os seus derivados – queijos, requeijão, iogurte, manteiga, nata. Também devem ser evitadas todas as preparações alimentares que contiverem leite, como pães, biscoitos, bolos, molhos, massas, doces, cremes, sorvetes, etc...

A Intolerância à Lactose pode ser curada?
A única forma de não desenvolver os sintomas da Intolerância à Lactose é excluir inteiramente esse nutriente da dieta. Pode-se, alternativamente, passar a utilizar a enzima lactase sintética sempre que quiser consumir leite e derivados, o que vai possibilitar a digestão, ou então optar pelos produtos dietéticos disponíveis no mercado.

Onde fazer exame de Intolerância à Lactose?
Apenas o laboratório de análises clínicas está apto a realizar com segurança o teste oral de tolerância à lactose, o exame de pH fecal e o exame molecular do gene MCM6.