doctor-laboratory-assistant-protective-suit-takes-swab-from-nose-sick-patient-home.jpg

O que é COVID-19?
COVID-19 é uma infecção respiratória aguda transmitida pelo vírus SARS-COV-2, também chamado “novo coronavírus”, potencialmente grave, com alta taxa de transmissão e alcance global, capaz de gerar pandemias.

Quais os sintomas da COVID-19?
Os principais sintomas associados à COVID-19 são tosse, febre, coriza, dores musculares e mal-estar, ou seja, sintomas gripais. Perda do olfato e do paladar também são relatados frequentemente. Sintomas secundários associados a diversas cepas do vírus são manchas na pele, vômitos e diarreia, dor de cabeça e tontura.

Qual o tratamento para COVID-19?
Não há medicação capaz de eliminar o coronavírus do organismo. O tratamento é paliativo, utilizando antinflamatórios e analgésicos para combater os sintomas. Recomenda-se repouso, hidratação e isolamento para evitar a disseminação do vírus, e atenção aos sinais de agravamento, como dificuldade para respirar.

Como se dá a transmissão da COVID-19?
A transmissão acontece a partir de gotículas de saliva ou outras secreções expelidas pelas pessoas contaminadas durante a tosse, fala ou respiração. Essa emissão pode atingir uma distância de 2 metros em alguns casos, ou viajar distâncias ainda maiores quando em forma de aerossóis (partículas menores).

Quanto tempo dura a infecção por COVID-19?
Os sintomas costumam aparecer entre 2 e 14 dias após a exposição ao vírus, mais comumente no quinto dia, e duram de 3 a 14 dias em média para desaparecer. 

Como posso me prevenir contra a COVID-19?
A prevenção contra a COVID-19 é a mesma para todas as principais infecções respiratórias virais: higiene frequente das mãos, uso de máscara especialmente em ambientes fechados, distanciamento social e vacinação.

Quais são os grupos de risco para COVID-19?
Os grupos de risco passíveis de sofrer com o agravamento e sequelas da COVID-19 são idosos acima de 60 anos, portadores de comorbidades como diabetes, doenças coronarianas, câncer e AIDS, e imunodeprimidos.

 

Por que devo me vacinar contra COVID-19?
Vacinar-se contra a COVID-19 garante alta proteção contra casos graves da doença, evitando hospitalizações e diminuindo drasticamente os óbitos. Além disso, com a maior parte da população vacinada, cai a disseminação do vírus, protegendo indivíduos mais fragilizados de ter contato com a doença e contribuindo para o fim da pandemia.