sexagem colorida_edited.jpg

O que é Sexagem Fetal?
A Sexagem Fetal é um exame destinado a identificar o sexo do bebê em gestação, sendo realizado a partir da análise de uma amostra de sangue da mãe.

Como se chega ao sexo do bebê através do exame de Sexagem Fetal?
Fragmentos do DNA do feto ultrapassam a barreira da placenta e estão presentes na corrente sanguínea da mãe a partir de determinado tempo de gestação. O exame de Sexagem Fetal pesquisa no sangue materno a presença de cromossomos Y, referentes ao sexo masculino, originados de células fetais. A ausência destes indica que o bebê é menina. 

O Exame de Sexagem Fetal apresenta risco para a gestação?
Não, é um exame de sangue minimamente invasivo e não representa nenhum risco nem para a gestante nem para o feto.

Qual a melhor época para realizar o exame de Sexagem Fetal?
A partir da 8ª semana de gestação já começam a circular na corrente sanguínea da mãe os fragmentos de DNA do feto que possibilitam o exame de Sexagem Fetal.

É possível realizar Sexagem Fetal para gestação de gêmeos?
Sim, a Sexagem Fetal funciona da mesma forma que na gestação normal no caso de gêmeos univitelinos (que têm sempre o mesmo sexo). Já no caso de gêmeos bivitelinos, em que os sexos podem ser diferentes, a identificação do cromossomo Y em circulação indicará que pelo menos um dos fetos é masculino. Sem a presença do cromossomo Y, o resultado indica duas meninas.

O resultado do exame de Sexagem Fetal é seguro?
A possibilidade de acerto do exame de Sexagem Fetal está acima de 99%, a não ser em casos em que a mãe é transplantada ou recebeu transfusão sanguínea de doador masculino, caso em que o DNA do doador continua em circulação no sangue da mulher, alterando o resultado.

Se eu esperar além da 8ª semana para fazer o Exame de Sexagem Fetal, a precisão do resultado será maior?
O exame de Sexagem Fetal depende da quantidade de material genético do feto em circulação no sangue materno. Em cerca de 5% dos casos, o teste feito na 8ª semana pode resultar inconclusivo por ausência desse material. Nesse caso, indica-se um novo exame duas ou três semanas mais tarde.

 

Qual exame é mais preciso para determinar o sexo do bebê, Sexagem Fetal ou Ultrassom?
A Sexagem Fetal identifica o sexo do bebê mais cedo e com maior probabilidade de acerto que o Ultrassom, principalmente entre a 8ª e a 13ª semanas.

Por que apenas atendentes mulheres estão aptas a coletar sangue para o exame de sexagem fetal?
Isso acontece porque atendentes masculinos, ao coletar o material, poderiam acidentalmente contaminar a amostra com fragmentos de cromossomo Y, masculinos.