banner6.png
gluten.png

Intolerância ao Glúten

glúten_edited.jpg

O que é Intolerância ao Glúten?

Quando o intestino é incapaz de processar o glúten, uma proteína presente em cereais como trigo, cevada, centeio e seus derivados, ele se acumula no organismo originando reações inflamatórias. Isso é a Intolerância ao Glúten.

 

Quais são os sintomas de Intolerância ao Glúten?

Em geral, os mais comuns são sintomas gastrointestinais como dores abdominais, gases, diarreia ou prisão de ventre. A Intolerância ao Glúten também pode causar dor de cabeça, dores musculares, fadiga e problemas de pele.

 

Por que tantas pessoas atualmente têm Intolerância ao Glúten?

A Intolerância ao Glúten é uma propensão congênita, embora possa se manifestar em qualquer fase da vida. As razões para o aumento de intolerantes ao glúten nas últimas décadas ainda não estão bem estabelecidas, mas uma hipótese é a manipulação genética dos cereais.

 

Qual médico trata a Intolerância ao Glúten?

O gastroenterologista é o especialista médico mais indicado para tratamento da Intolerância ao Glúten, pois é responsável por diagnosticar as doenças do aparelho digestivo.

 

Doença Celíaca e Intolerância ao Glúten são a mesma coisa?

Não. Doença Celíaca é uma manifestação autoimune, que provoca inflamação no intestino delgado, e leva à diminuição da capacidade de absorver nutrientes. A Intolerância ao Glúten também é conhecida como “sensibilidade ao glúten não-celíaca”, e nela observam-se os mesmos sintomas porém mais brandos e sem sequelas. 

 

Intolerância ao Glúten tem cura?

A Intolerância ao Glúten é uma condição permanente, ou seja, não tem cura. Mas pode ser controlada para que os sintomas não se manifestem. Isso é feito evitando ingerir qualquer alimentos que possua glúten em sua formulação.

 

Como é o tratamento para Intolerância ao Glúten?

O tratamento para a Intolerância ao Glúten consiste em eliminar completamente o glúten da dieta, excluindo todos os alimentos que contenham trigo, cevada, aveia e seus derivados.

 

Quais alimentos contém glúten?

Todos os alimentos que contiverem trigo, cevada e aveia, como pães, bolos, biscoitos, massas, etc..., a menos que sejam dietéticos elaborados especificamente para intolerantes ao glúten. É recomendável consultar o rótulo de todo alimento industrializado para excluir a possibilidade da presença desse ingrediente na formulação.. 

 

Quais alimentos podem ser consumidos por quem tem Intolerância ao Glúten?

Os únicos alimentos proibidos para quem tem Intolerância ao Glúten são aqueles feitos com trigo, cevada, aveia e malte. Os demais, frutas, verduras, leguminosas, proteína animal, leite, castanhas, etc… não apresentam risco. Porém não esqueça de conferir sempre os rótulos dos alimentos industrializados para verificar a presença de glúten na formulação.

 

Como posso aliviar os sintomas da Intolerância ao Glúten?

Em caso de ingestão acidental de glúten - por exemplo, quando for componente presente num alimento industrializado -, paliativos pontuais como  Imodium, anti-histamínicos, chá verde ou caldos de proteína animal podem atenuar a crise.

 

Quais exames identificam a Intolerância ao Glúten?

Entre os exames que apoiam o diagnóstico da Intolerância ao Glúten está o Celia Test, que analisa os cromossomos DQ2 (associado à doença em 90% dos casos) e DQ8 (associado em 6% dos casos). Além deles, testa-se o Anti-endomisio, Transglutaminase tecidual, e Gliadina.

 

Onde fazer exame de Intolerância ao Glúten?

Apenas laboratórios qualificados são capazes de investigar a Intolerância ao Glúten de forma segura e confiável.