alergia.jpg

O que são alergias?

Alergias são reações inflamatórias disparadas pelo sistema imunológico diante do contato com substâncias conhecidas como alérgenos, geralmente inofensivas para a maioria das outras pessoas, como certos alimentos, plantas, medicamentos, picadas de insetos, etc…

 

Quais são os sintomas alérgicos?

Os sintomas frequentemente incluem espirros, coriza, coceira, irritações e vermelhidão na pele, inchaço, febre e até mesmo choque anafilático, uma reação aguda que pode levar à asfixia por edema das vias aéreas.

 

Alergia pode ser grave?

A maioria das reações alérgicas produz graus variáveis de incômodo sem oferecer maiores riscos ao paciente. Porém em casos agudos, como nos choques anafiláticos, reações alérgicas podem ser fatais.

 

Intolerância e alergia alimentares são a mesma coisa?

A alergia alimentar é causada por uma reação desproporcional do sistema imune contra algum componente de um alimento. Já a intolerância ocorre quando o paciente, por deficiência de produção de determinadas enzimas, não é capaz de digerir algum nutriente, que se acumula no organismo.

 

Por que algumas pessoas são alérgicas e outras não?

As alergias, embora possam surgir em qualquer momento da vida, são condições congênitas ligadas a predisposição genética.

 

Quais as alergias mais comuns?

Ácaros, poeira, fumaça de cigarro, pelos de animais costumam ser as alergias respiratórias mais comuns. Já entre as alergias alimentares mais frequentes estão ovo, chocolate, amendoim e frutos do mar. Muitas pessoas sofrem com alergias cutâneas, ou de contato, provocadas por látex, níquel ou lã. Picadas de insetos, antibióticos e perfumes também entram na lista.

 

Como tratar alergias?

A única forma de controlar definitivamente o problema é manter-se afastado dos alérgenos. Mas na eventualidade de uma crise aguda, ela pode ser debelada com administração de medicação anti-histamínica como Prometazina ou Loratadina. 

 

Quais exames podem indicar exatamente os agentes causadores da alergia?

Às vezes, é difícil determinar qual fator do ambiente está causando a alergia, entre os vários possíveis. O exame de anticorpo IgE Específico analisa, a partir de uma amostra de sangue, o surgimento de reações contra cada um dos agentes suspeitos de ter ação alergênica no paciente, determinando exatamente a origem das crises.